O termo em inglês drawback pode não ter uma tradução literal para nossa língua, mas em poucas palavras pode ser compreendido como uma medida de incentivo do governo federal com o objetivo de promover a isenção de imposto para importadores.
Em resumo, alguns dos impostos que podem sofrer isenção, como descrito no Decreto nº6759, de 2009 (Capítulo V, Art. 183) são:
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
- Contribuição para o PIS/PASEP
- COFINS
- PIS/PASEP-Importação
- COFINS-Importação
- ICMS
- AFRMM
Também denominado de regime aduaneiro, o drawback está compreendido em 3 modalidades, explicadas logo a seguir:
Drawback de Restituição
Praticamente não é mais utilizado. O instrumento de incentivo à exportação em exame compreende, basicamente, as modalidades de isenção e suspensão, tratadas a seguir.
Drawback de Isenção
Consiste na isenção dos tributos incidentes na importação de mercadoria, em quantidade e qualidade equivalentes, destinada à reposição de outra importada anteriormente, com pagamento de tributos, e utilizada na industrialização de produto exportado.
Drawback de Suspensão
Neste existe a suspensão dos tributos incidentes na importação de mercadoria a ser utilizada na industrialização de produto que deve ser exportado.
A Bluetrade International trabalha a mais de 20 anos promovendo o comércio exterior e tem conhecimento reconhecido por diversos clientes e vários segmentos.
Se desejar importar ou exportar, fale com a gente.
Leave a Reply