Não é todo dia que assistimos um navio de grande porte, carregado de contêineres, manobrando de ré com a ajuda dos rebocadores em direção ao mar aberto.
A manobra ocorreu no último dia 16 de janeiro de 2020 na nova Bacia da Evolução e pode ser considerada um marco histórico para Itajaí.
A manobra especial, realizada com um navio de 300 metros de comprimento, traz ao Porto de Itajaí a confirmação de que o terminal estará apto a receber embarcações ainda maiores, de até 336 metros. Após a conclusão da primeira etapa de obras, a Bacia de Evolução atingiu 500 metros de diâmetro e 14 metros de profundidade.
Manobra inédita no Brasil
Comum na Europa, a manobra foi realizada a primeira vez em território nacional com o navio intitulado “Valor”, pertencente ao armador Evergreen, Malta.
A embarcação fica com as máquinas desligadas enquanto os rebocadores efetivamente conduzem a embarcação até a área da bacia.
“E este primeiro teste mostrou, na prática, as condições de segurança que temos e a eficiência dos profissionais envolvidos”, ressalta Marcelo Werner Salles, superintendente do Porto de Itajaí.
As condições climáticas colaboraram para a manobra e favoreceram a atividade de navegação. O teste foi realizado no tempo de 1h40, estão previstas mais cinco manobras especiais com navios de até 306 metros na nova Bacia de Evolução.
A Bluetrade International trabalha a mais de 20 anos promovendo o comércio exterior e tem conhecimento reconhecido por diversos clientes e vários segmentos.
Sua empresa necessita de importar ou exportar? Fale com a gente.
Leave a Reply