Entenda o que é Demurrage e Detention

Entenda o que é Demurrage e Detention

Quando se trabalha com importação é imprescindível se precaver diante dos prováveis prejuízos que envolvem cada processo, especialmente durante o período de embarque e desembarque de transportes marítimos.

Ainda que seu processo de importação seja bem organizado ele está sujeito a problemas que podem resultar em atrasos e prejuízos financeiros, como por exemplo a ocorrência de fenômenos climáticos adversos.

obtenha lucros reais importando por santa catarina

O que é Demurrage?

É a cobrança feita sobre a estadia do destinatário em casos que o contêiner permanece no terminal por um período de tempo maior do que aquele contratado junto ao armador. 

O prazo é calculado a partir da data de chegada do container no porto de destino até a sua retirada. Quando esse tempo é extrapolado, cada dia extra em que o contêiner ocupa espaço no porto é passível de multa. 

Trata-se de uma cobrança que existe desde os primórdios do transporte marítimo e representa uma das cláusulas mais importantes dos acordos entre contratantes e armadores. 

Qual a diferença entre Detention e Demurrage?

Assim como há um prazo para que o contêiner seja retirado do terminal e direcionado ao destinatário, também existe um período para o seu retorno ao porto.
Se o contêiner não tiver retornado nesse tempo, é cobrada a detention. É responsabilidade do destinatário a retirada do contêiner carregado com as suas mercadorias e o retorno dele vazio ao responsável. A incidência do detention, portanto, ocorre quando o contêiner demora mais tempo que o previsto para que retorne ao seu terminal, fora do prazo acordado.

O que é Free Time Demurrage (FT)?

Trata-se do prazo estipulado em acordo, tomado por escrito através de contrato, que o importador terá para utilizar o contêiner sem que haja cobrança de demurrage. Esse tempo é mensurado em dias e sua contagem começa a partir do dia que o contêiner foi descarregado da embarcação.

É importante que o FT tenha prazo longo o bastante, em suma, para cobrir o tempo necessário no porto, despacho aduaneiro, transporte, desova do contêiner e sua respectiva devolução.

Como é feita a cobrança destas taxas?

A demurrage é cobrada por diária, em dólar. Cada transportador tem sua tabela de valores e o preço total pode ultrapassar o do equipamento. 
Um container não é feito para o armazenamento de carga e sim um equipamento de transporte. A sua retenção pode, inclusive, causar dano indenizável a terceiros que porventura tenham reservado o recipiente. Tudo isso aumenta muito o custo do frete, gerando impactos diretos no lucro da importação. Por isso, é importante saber como evitá-la.

Como evitar esse tipo de cobrança?

A melhor maneira de evitar cobranças é contratar um bom operador logístico que seja capaz de realizar todas as operações previstas dentro do prazo determinado. A Bluetrade International conta com um time capacitado e experiência de mercado suficiente para garantir que todas as operações dos nossos clientes sejam executadas com exatidão, evitando assim custos extras e situações adversas.