Conheça os tipos de pagamento nas importações

Conheça os tipos de pagamento nas importações

Toda operação de importação exige atenção e pessoal qualificado, existem riscos mas eles podem ser minimizados.

Nós da Bluetrade International temos mais de 20 anos de atuação auxiliando empresas em seu crescimento e fomentando a economia global.

Confira abaixo quais são as modalidades de pagamento de importação existentes atualmente.

Pagamento antecipado

Nessa forma de pagamento na importação, o importador paga, antes do embarque, de forma antecipada ao fornecedor.

O exportador emite a fatura proforma e na sequência o importador envia a remessa internacional de acordo com a fatura proforma via banco. Após a confirmação do pagamento o exportador embarca a carga para o seu destino final.

Existem casos especiais onde é mais interessante utilizar este método de pagamento em vista da possibilidade de elevação de preços. 

O importador deve ter em mente que ele mesmo assume todos os riscos. Caso não exista uma relação de confiança com o fornecedor não há garantia nenhuma do recebimento da carga.

Quer importar mas não sabe como começar? Fale com a gente!

Remessa sem saque na importação

A remessa sem saque acontece quando o exportador embarca a mercadoria e emite a documentação e a fatura diretamente ao importador.

Ocorre a emissão da fatura comercial com as condições de pagamento acordadas, o embarque da carga é efetivado, na sequência o exportador envia os documentos ao importador. Ao final, o pagamento é feito conforme as condições negociadas entre as partes.

Para o importador essa é uma boa forma de pagamento na importação, pois os riscos ficam a cargo do fornecedor.

Atenção ao alerta: nesta modalidade de pagamento sua empresa não tem nenhuma garantia que a carga será enviada, isso pode gerar atrasos em sua operação.


Cobrança documentária na importação

Um banco faz a intermediação do processo, embora isso gere menos risco ao importador e um maior comprometimento entre as partes, o banco não tem responsabilidade de garantir o pagamento.

O exportador envia a documentação a um banco no país do importador, este efetua o pagamento no banco ou, em casos de pagamento a prazo, assina o saque (reconhecimento de dívida) e a carga é embarcada. Na sequência o importador recebe a documentação da carga para realizar o desembaraço aduaneiro.


Carta de crédito na importação

Dentre as formas de pagamento na importação, a mais segura para ambas as partes.

A carta de crédito é um documento bancário que garante ao importador um crédito para pagamento.

Importador solicita crédito ao banco e se compromete a realizar o pagamento, o banco emissor se compromete a pagar o exportador. A carga é embarcada e a documentação liberada e o banco envia o dinheiro ao exportador, cabe agora ao importador liquidar a dívida com o banco de acordo com as condições negociadas.

É um método seguro porque o pagamento é feito somente após o embarque da mercadoria, mas é necessário ter em mente que o banco não garante que a carga corresponda ao que foi negociado, além disso é bom ficar atento às taxas que podem incidir na operação.

Sua empresa merece um time profissional e capacitado para executar com precisão os procedimentos relacionados ao comércio exterior. Evite custos e riscos desnecessários em seu negócio, conte com a Bluetrade International.


Leave a Reply

Your email address will not be published.