A importância do seguro transporte de cargas

A importância do seguro transporte de cargas

Você sabia que a contratação do seguro de transporte de cargas é obrigatória por lei?
Para entender melhor sua importância, continue lendo este post!

Esse tipo de seguro oferece proteção aos bens e mercadorias transportadas em viagens nacionais e internacionais. Independentemente da ocorrência, sua missão é cobrir os prejuízos causados à carga.


Nacional e Internacional

A apólice pode especificar dois tipos distintos de seguro: transporte nacional e internacional. No primeiro caso, as apólices podem ser avulsas (uma por viagem) ou abertas (várias viagens comunicadas uma a uma por averbação). O seguro pode cobrir situações como acidentes, roubos e desaparecimento de carga.

Já no transporte internacional, se aplicam as normas especificadas nos Incoterms. Os proprietários podem contratar um seguro multimodal ou intermodal, se protegendo de riscos para qualquer meio de transporte utilizado.

O seguro de transporte de carga possui uma grande variedade de coberturas, sendo algumas básicas e outras adicionais. Também existem seguros obrigatórios (RCTR-C, RCTR-VI e TN) e outros facultativos (RCTR-DC).


Quer importar mas não sabe como começar? Fale com a gente!



Seguro Garantia

Ele consiste em uma proteção, por parte do governo, contra a possibilidade de não pagamento dos tributos relativos a cargas ingressadas no país e eventualmente extraviadas.

O transporte aduaneiro é opção de grande parte dos proprietários por contar com custos mais baixos. No entanto, nessa modalidade os impostos só são pagos à Receita Federal após o desembaraço da carga. Durante esse processo, podem ocorrer sinistros que inviabilizam o pagamento dos devidos tributos.

Assim, a Receita Federal repassa esses riscos, para que os custos não caiam sobre o governo.


Finalizando

Segundo dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, só em 2019 foram cerca de 18 mil ocorrências de roubos de carga. Além dos crimes existe a possibilidade de perdas, extravios e acidentes, um bom seguro de carga proporciona a certeza de ressarcimento, a tranquilidade e a estabilidade necessárias para garantir a operação do seu negócio.


A Bluetrade International oferece a consultoria necessária sobre este e outros vários assuntos relacionados à importação e exportação. Atuamos a mais de 20 anos promovendo o comércio internacional e incentivando o crescimento econômico do nosso país.

Agora que você já conhece a importância desse tipo de seguro, aproveite para entrar em contato conosco e obter mais informações.